Qual a melhor opção, salamandra a pellets ou a lenha?

Melhor opção salamandra a pellets ou a lenha

Ao preparar o inverno, podemos deparar-nos com a necessidade de escolher o nosso fornecimento de calor para estarmos confortáveis e bem equipados. Fique a saber de seguida qual a melhor opção salamandra a pellets ou a lenha?

Assim sendo, as salamandras são então equipamentos conhecidos pela sua fonte de aquecimento, extremamente eficiente, sendo uma das melhores opções do mercado.

Quais as principais diferenças entre a salamandra a lenha ou a pellets?

Salamandras a lenha:

As salamandras a lenha remontam a uma época antiga, fazendo parte da infância de muitos dos nossos leitores. Os aparelhos mais  modernos são diferentes da época dos nossos antepassados, pois para além de incluir sistemas de ventilação, garantem maior eficiência e rendimento.
As salamandras a lenha, como o próprio nome indica, utilizam lenha como combustível, neste sentido torna esta opção um equipamento com um elevado rendimento, contínuo e onde o utilizador pode desfrutar do poder visual e auditivo do efeito da lenha a queimar.
Para além destes fatores, a salamandra a lenha aquece o espaço e não somente o ar, proporcionando uma sensação de conforto e aconchego.

Salamandras a pellets:

As salamandras a pellets são uma solução mais recente, estando inerente o seu traço mais ecológico, pois o seu combustível são os pellets.
Conhecidas como sendo pequenos blocos cilíndricos prensados e reaproveitados de resíduos de madeira, provenientes das matas e indústrias madeireiras.
O processo de fabrico dos pellets é caracterizado então pela sua compressão a alta pressão e temperatura, reduzindo assim, significativamente, o máximo de resinas e humidade.

Ao invés da salamandra a lenha, a opção a pellets:

  • Permite um abastecimento automático
  • Não necessita de zona de arrumação tão grande como para a lenha,
  • Não precisa de chaminé;
  • A superfície é segura, pois não está a altas temperaturas
  • Tem capacidade de programação para que o utilizador escolha o melhor horário.

Se preferir a Salamandra a lenha, não se esqueça? 

Que tipo de lenha escolher para o bom funcionamento da sua salamandra lenha?
Ao adquirir uma salamandra a lenha tem de ter bastante atenção ao que está a usar como combustível, pois alguns materiais podem danificar a sua salamandra a lenha.

Uma boa manutenção anual é requerida para não ter problemas com o seu equipamento e para não correr riscos acrescidos, pois, no final de contas, é um equipamento que envolve fogo.

Um dos riscos mais acrescidos, aquando da falta de manutenção, na utilização de salamandras a lenha é a libertação de alguns gases como o monóxido de carbono que pode provocar intoxicação.

Assim, torna-se necessário a solicitação de ajuda especializada que aqui no Mestre das Chaminés oferecemos, de forma a garantir que a sua salamandra a lenha tenha o melhor desempenho.

Que tipo de lenha selecionar?

Ao procurar combustível para a sua salamandra a lenha é importante ter em consideração que nem qualquer tipo de lenha pode ser usado. Por exemplo, a lenha infestada é perigosa, pois contém químicos que irão ser libertados para o interior da sua casa quando esta for queimada.

Muitas vezes, os utilizadores também usam muitos detritos como combustível, mas importa ressalvar que muitos componentes podem conter gases prejudiciais à saúde humana. Por isso, importa perceber que tipo de resíduos se podem usar ou não.

Para além disto, ao utilizador cabe a tarefa de olhar para as suas necessidades quanto ao tipo de madeira que pretende utilizar, pois a madeira mais dura é diferente da macia e queimam de forma diferente.

Ao escolher, procure sempre por lenha livre de compostos químicos, sendo que nunca deve utilizar madeira pintada ou tratada com produtos tóxicos. Procure saber de que árvore é proveniente para saber as melhores especificidades.

Cuidados que deve ter com a lenha?

A lenha ao ser adquirida precisa, antes do seu uso, de ser armazenada em local seco por algum tempo, pois a queima de madeira verde acarreta um risco acrescido de incêndio e traz consigo um composto químico chamado Cresoto, sendo este prejudicial.

A diferença entre estas duas salamandras, leva a que o utilizador faça um levantamento das suas necessidades para proceder a uma decisão ponderada e específica.

 Para a sua próxima escolha, aconselhe -se com a nossa equipa do Mestre das Chaminés para lhe podermos dar toda a informação necessária, de forma a fazer a sua manutenção de forma eficiente e ajudar na escolha dos melhores equipamentos para si.

Conheça o serviços do Mestre das chaminés aqui: